terça-feira, 20 de julho de 2010

ATUALIDADE DA NOSSA TERRA

REGRESSO

Pois, adoptei este tema no nosso fio
(com o intuito de despertar o maralhal
desta letargia "internaútica"...),
com uma singela história que se passou
no sábado transacto comigo e um grupo de
escuteiros do Agrupamento da Sé, que se
encontravam por aquelas bandas numa prova
escutista.


Ao final do expediente na loja (por volta das 14h.30m)
dirigi-me ao jardim entre a Mapel (quem se recorda -
antiga «Leba») e a Gráfica da Huíla, na intenção de
comprar uns ananazes a umas kitandeiras que andavam
por ali.

Encontrava-se lá um grupo de cerca de 8 exploradores
que rondavam os 14/16 anos, devidamente fardados, a
regatear umas maçãs a uma kitandeira pois, ao que me
apercebi estavam todos "a roçar nas jantes", isto é,
sem cheta nenhuma, como nós nos "tempos do antigamente".

Eu então lancei-lhes um repto a quem me respondesse
primeiro e sem se enganar, quais os 3 mandamentos dos
escutas, que pagar-lhe-ia uma maçã.
Não é que os tipos/as responderam rapidamente e em
uníssono à minha pergunta?!
Resultado: tive que desembolsar massa para "honrar o meu compromisso" ao maralhal.

Nesse dia, regressei no tempo e espaço mais de 35 anos
pois,curiosamente nesse mesmo jardim com a minha célebre
Patrulha Veado,tivemos algumas provas ali.

Aquela canhota e... despertem lá, ó Pessoal! [Smile]

FPeres

----- IN "SANZALANGOLA"

3 comentários:

Jose Guerra disse...

E eu que pensava que não havia actualmente escuteiros no Lubango !
LUIS BASTOS

Deliciosa Zé! Vês o que a idade nos faz:saboreamos com o deleite da saudade aquilo que, na hora real não teriamos realçado. A isto chamamos experiência de vida, e esta só vem com a idade. Um abraço e tens razão quanto à letargia!
JOSÉ BARRADAS

Em@ disse...

eu não sou (fui) escuteira porque o meu pai nunca me deixou :(, imaginem só, ele chefe (Celestino Vieira da Silva) e o meu irmão (David Silva) escuta.
...
gostei de saber que na nossa terra ainda há escuteiros e adorei a fotografia da árvore encaixada no muro.dava-me um jeitão saber o nome da árvore...alguém sabe?

um abraço chicoronho

Anónimo disse...

Gostei da história do Peres. Faz lembrar muita coisa boa de outros tempos. Obrigado por a teres reenviado.
... ...
Uma canhota

João Ribeiro