quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ATÉ SEMPRE DANIEL




Morreu o Daniel!
Coisa estúpida, quando ao abrir o E-mail se depara com a notícia da morte de um amigo.
Se é para se receber notícias destas, nem devia haver o correio electrónico.
Mas aconteceu e temos de viver com isso.
Fica a saudade e a recordação dos momentos, já distantes, vividos em conjunto.
Nunca me esquecerei dos tempos em que eu e ele fizemos parte da Patrulha Veado, a segunda patrulha em Sá da Bandeira, após a Patrulha Lobo, do Barradas.Foi com ele e mais alguns (o Rogério...) que construímos o nosso canto de Patrulha na nossa sede. E sem ele nada teria sido o mesmo, pois a sua habilidade para a pintura e para a bricolage era única. Não me esqueço que, após termos despachado um "conceituado ?" pintor que nos tinham indicado para pintar o painel central da sede, teve de ser o Daniel a meter mãos à obra. E que belo mural ele pintou!

Belos tempos os da Patrulha Marimbondo (foi o Daniel que desenhou o nosso logotipo, que idealizou a capa do jornal Hainocky), em que em conjunto com o "nosso" Pe. António, organizámos os melhores acampamentos do CCXI.
O Daniel, com o seu jeito e conhecimento da música, era o nosso "Top Mais". As novidades musicais eram sempre apresentadas e cantaroladas por ele. Foi graças a ele que comecei a gostar dos Beatles, dos Wallace Colection, dos Roling Stones ...!
Ficam para a memória apenas estes exemplos do que foi o Daniel.
Muitos mais haveria, mas sobretudo, relembro a amizade e a camaradagem que ele sempre cultivou.
Eras Fernando de nome próprio, mas para mim e creio que para todos os que contigo conviveram, foste e serás sempre o nosso DANIEL.
Como homenagem final e para o relembrarmos, aqui fica uma foto sua, tirada no célebre acampamento do Tchionguelo.

Até sempre AMIGO!

P.S.- Hoje dia 16 de Outubro, junto mais duas fotos do Daniel, que me foram enviadas pelo seu irmão, Smith.

6 comentários:

Jose Guerra disse...

Justa homenagem ao DANIEL.

Luís, eras a pessoa certa para redigir o texto que ele merece.
O transtorno que a notícia me causou só me permitiu lançar, atabalhoadamente, o email do Pereira no post dos aniversários. Já o retirei.

Guerra

Anónimo disse...

Muito Bem, Luis! Muito Bem!

Obrigado por teres sido tão pronto na homenagem. Se o Guerra me não tivesse falado, não saberia de nada.

Foi um Grande Irmão, e a candura do seu ser pode ver-se na foto que puseste em «Contribuição para o livro... "cinzento"», mais abaixo, neste blog. Reparem bem! É mesmo aquele jovem meigo, "musical", participativo, nada quezilento e sempre pronto a ajudar.

Era tão melhor que eu, que me deixava ser como eu queria. Obrigado, Fernando Daniel. Bons campos de caça estejam reservados para ti.
Até Sempre.

Anónimo disse...

FERNANDO DANIEL

Sou rocha de água,
e não houve oportunidade
desde a mocidade
de dizer-te como sou rocha de água.

Passaram, de onde estávamos,
anos e anos, e o que recordo
é a tua bonomia e o modo
como de ti gostávamos,

e dos cigarros Dunhill
aos casacos compridos,
não seriam tão sucedidos
os hippies de Beverey Hill.

Agora, que já não estás,
recordar-te,
é de uma nuvem chamar-te,
e outra nuvem ser capaz,

límpida e transparente,
como era a que te conheci,
com rios onde vivi,
meu Amigo Ausente,

o teu desprendimento,
o teu oiro de juventude
- irreverente alaúde.
Não me sairás do pensamento.

Anónimo disse...

Associando-me às manifestações de pesar, informo os meus amigos de que hoje corrigi um lapso: o blog dos Escuteiros de Sá da Bandeira ainda não estar listado nas hiperligações do Bimbe...

Abraços

Beto Ramos disse...

Pouco ou nada há a dizer quando alguém querido parte do nosso convivio neste "apeadeiro" onde todos estamos à espera do "transporte". O Fernando, para mim e para muitos de nós, O DANIEL, fez parte de muito da minha juventude.Falei com ele em Julho pela 1ª vez depois de trinta e tantos anos. O Smith havia-me facultado o nº de Tlm. dele. Foi a despedida. ATÉ SEMPRE DANIEL. QUE DEUS NA SUA IMENSA BONDADE TE TENHA ACOLHIDO NOS SEUS BRAÇOS.

Jose Guerra disse...

Faltou-me coragem para retirar a Homenagem ao Daniel do destaque que merecia.
Admito que tenha acontecido o mesmo a outros seus companheiros, pois o blog tem estado praticamente inactivo desde Outubro.
A família testemunhou, este fim de semana, quanto ele era querido por nós.
Cumprimos o LUTO.Dê-mos vida ao nosso imaginário:redijamos posts e comentários!

Boa caça