segunda-feira, 22 de junho de 2009

O ROGÉRIO ESTAVA NO SEU MELHOR!



Não encontro forma mais expressiva para resumir o que se passou no fim de semana de 20 e 21 de Junho (de 2009), em Castelo Branco.
Teria sido atingido o êxito pleno, se o Rogério não optasse por ir do km16 à cascata da Huíla, VIA …RUACANÁ!!! Chegou às 21 horas…para o almoço.
Perdemos muitas das histórias, que trazia “engatilhadas”. Mas ele também perdeu o lado científico do Encontro: sabiam que o Chefe Ribeiro, em termos académicos e profissionais é especializado em ARQUEOLOGIA?

Eu não sabia e fiquei maravilhado com as explicações que ele foi dando nas visitas aos locais históricos da cidade. O Sol estava castigador, mas estivémos sempre perto de àgua.
Soubémos da quantidade de escavações que efectuou, com a ajuda de jovens de várias nacionalidades. E até conseguiu que um deles fotografasse o interior da cisterna do Castelo, de cabeça para baixo e preso pelos pés! Enfim…”rato de biblioteca” já nós sabíamos que não era, i.e. tem de se lá passar umas horas, mas o estudo (a vida) ao ar livre dá outro traquejo…

Merece mais um BRAVO, BRAVÍSSIMO!
Retribuimos com um bom comportamento na sede do Agrupamento CLX, a que o Chefe Ribeiro esteve muitos anos ligado. Espontâneamente (ou não estivesse lá o Nuno e o Braz!) cantámos na visita aos cantos dos Exploradores e dos Lobitos. (Se fosse na Metrópole os miúdos diriam: os kotas estão passados!) . Trocámos recordações, coincidentemente ligadas ao 40º aniversário de ambos os agrupamentos.
Recebemos 2 telefonemas de Angola. Tanetas e Oliva (este aniversariante no dia 19) e uma mensagem do Mário (Zeca) Gonçalves, por email a partir de Moçambique.

Estou a imaginar que gostavam de saber as histórias e anedotas que o Rogério contou.
O Chefe da Redacção do Hainoky (Luis Bastos, obviamente) faltou e não destacou repórter para gravar. Eu, estava dispensado pelos médicos, e limitei-me a controlar o RISO, de forma a que se percebesse que estava a chorar…não por causa do rim…mas fruto da qualidade da teatralidade que o Rogério impunha a cada história.

Já vai longo o resumo e há que destacar 2 notas muito significativas:
Está garantida a continuidade dos nossos encontros. A Maria, neta do Quim, acompanhou-nos para todo o lado. Dormir? ‘tá bem, ‘tá!
O David Daniel – filho do falecido Fernando – tinha manifestado interesse em participar. Foi acompanhado pelos tios, nomeadamente o Vitor que andava mais desligado destas andanças.

Por estas e outras razões, a organização das Comemorações do 45º Aniversário já começou.
O Campos é o 1º inscrito…
Sempre Alerta!

4 comentários:

Anónimo disse...

Para memória futura, cá ficam os nomes dos Escutas presentes:
Alfredo Daniel
Alfredo Silva
António Pereira
Dinis Silva
Helder Braz
João Ribeiro
Joaquim Gomes
José Guerra
José Sá
Manuel Ribeiro
Miguel Sá
Nelson Mendonça
Nuno Santos
Ricardo Mendonça
Rogério Andrade
Vitor Daniel

Fátima e David Daniel

Luis Bastos disse...

Então e as "chipalas" do pessoal?
Para quem não esteve presente no encontro, era uma maneira de matar saudades.
Ou será que não foi nomeado nemhum repórter fotográfico para a cobertura do evento?

Beto Ramos disse...

... mais uma vêz faltou o HR (por motivos pessoais).Nota--se na falta de imagens (mesmo que atrasadas) ... uma canhota saudosa para todos.

Jose Guerra disse...

É injusto para com o Rogério e até com o Miguel, que a rapaziada não comente a foto.
Quanto vale um momento destes?

Canhotas
Guerra